15/06/2012

Primeira astronauta mulher chinesa vai ao espaço

Liu Yang vai a bordo da nave Shenzhou IX acompanhada de dois homens.

Na tarde deste sábado (16), a China lançará, a nave tripulada Shenzhou IX, a quarta nave deste tipo, com uma novidade a bordo: a primeira mulher astronauta chinesa, Liu Yang.
A expectativa é que Liu Yang, que irá acompanhada de dois homens, melhore a "eficiência" do trabalho da tripulação, segundo a porta-voz, Wu Ping, em entrevista na plataforma de lançamento, situada na província de Gansu (noroeste), segundo a agência oficial Xinhua. "De maneira geral, as astronautas mulheres têm mais estabilidade psicológica e maior habilidade para lidar com a solidão", afirmou Wu.
Os astronautas Jing Haipeng, Liu Wang e Liu Yang embarcarão às 7h37 de sábado (de Brasília) na Shenzhou IX, que será propulsada ao espaço por um foguete desde o Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no deserto noroeste da China.
Lembrando que Valentina Tereshkova se tornou a primeira cosmonauta em 1963, dois anos depois da histórica viagem de Yuri Alekseievitch Gagarin que foi o primeiro homem a viajar pelo espaço, em 12 de abril de 1961, a bordo da nave Vostok-1.

Veja mais